Pesquisar este blog

03/05/2008

Otimizando sua produção

Há anos escreve semanalmente (ou quinzenalmente, dependendo do tempo), artigos e crônicas de vida, carreira e negócios, com foco em marketing, vendas, comunicação e outros temas de minhas palestras e treinamentos.

Ao final de um ou dois anos eu tenho material para um livro, podendo revisar, expandir, alterar, agrupar, fazer o que quiser. O importante disso é que eu escrevo quando as idéias vêm, e depois posso retomá-las na edição de um livro. É muito mais fácil do que partir do zero para escrever.

Essas mesmas crônicas eu publico primeiro em meu blog Mario Persona CAFE, e também ofereço para quem quiser publicar de graça ou como colaboração em sites, jornais e revistas. Tem gente que fica tão preocupada com isso que enche seus textos de "Marca Registrada", "Copyrights", cadeados etc. Eu não.

Se alguém pode roubá-los? Claro que pode, e algumas pessoas já fizeram isso, colocando-se como autores. Raciocine assim: quanto você ganha escrevendo? Muito pouco. Quanto você ganha se o seu nome estiver espalhado por aí em centenas de sites, jornais e revistas? Muito muito.

É claro que também forneço serviços de autor para algumas revistas segmentadas, escrevendo crônicas exclusivas, mas estes são outros quinhentos.

Continuando, como já escrevo para meus textos durarem, dificilmente trato de temas do noticiário, mas conceituais. Como são textos leves, principalmente para ler na Web, não gasto mais de 600 ou 700 palavras em cada um. Meus textos são então publicados em meu blog e vai saber onde mais, já que incentivo a cópia descarada, desde que acrescentem um www.mariopersona.com.br aos créditos. Você não imagina o bem que isso faz para sua marca nos sites de busca!

O mesmo texto segue também para os 9 mil assinantes de minha newsletter (importante, não mande SPAM, crie uma newsletter e conquiste assinantes que sejam assinantes porque gostam do que escreve).

No momento em que tenho o texto, tenho o script para meu vídeo. E é o que faço, criando um vídeo daquele texto, em casa mesmo. Depois eu extraio o áudio daquele vídeo e publico em meu podcast. Veja só: Eu escrevo uma vez, e esse texto vai virar:

  1. Material para meu blog
  2. Material para minha newsletter
  3. Colaboração para os blogs, jornais, revistas e sites dos outros.
  4. Material para um futuro livro
  5. Vídeo
  6. Podcast

Se isso não for otimização da produção, não sei o que é. Quem vê tudo isso por aí acaba pensando que minha produção é gigantesca. Nem tanto. Ah, e tem mais: as entrevistas. Mas isso fica para a próxima conversa...

Nenhum comentário:

Postagens populares