Pesquisar este blog

20/02/2010

O palestrante que nao e' visto nao e' lembrado

Ontem fechei mais um contrato com uma empresa que me conheceu através de minha TV Barbante no Youtube. Bastou assistir a um vídeo meu ali para decidir qual palestrante contratar para seu evento. Já perdi a conta de quantos clientes conquistei para minhas palestras via Youtube.


Enquanto isso, muitos palestrantes ficam cheios de "meia-hora" quando o assunto é gravar sua palestra em vídeo. Percebo isso quando algum cliente pergunta se podem gravar o evento para o qual me contrataram como palestrante, se vou cobrar mais se fizerem isso, se podem depois passar o vídeo para os colaboradores da empresa...

Quando digo que sim, que podem gravar a palestra, que não terá custo algum e que podem passar para seus funcionários, fico sabendo que o palestrante anterior tinha colocado um milhão de ressalvas a esse respeito. Era proibido gravar, fotografar... será que olhar também?!

Há casos de palestrantes que chegam a interromper a palestra para pedir a alguém da platéia para desligar a câmera do celular. E alguns colocam todas essas restrições em contrato, inclusive a garantia de que sua apresentação em Power Point será apagada do computador usado no evento.

A questão é que palestrante que não é visto também não é lembrado. Quer saber? É inevitável que hoje você seja gravado, filmado, copiado, imitado. Daqui a pouco vão aparecer "covers" de palestrantes, como já acontece com os cantores. O que você vai fazer, mandar prender alguém porque nasceu parecido com você e fala como você? Vai processar o pedágio por filmar seu rosto quando passa por ali com seu carro?

Não se preocupe. A melhor coisa que pode acontecer em sua carreira de palestrante é que as pessoas copiem, imitem, gravem etc. Elas só farão isso se você for bom, caso contrário você terá de pedir por favor para que o público traga câmeras para o evento. Talvez você argumente que filmar um palestrante é tão ilegal quanto filmar um show de uma banda, e você está com a razão. A matéria do "The Sunday Morning Herald" explica isso no contexto dos celulares com câmeras.

Mas se você é palestrante e permite que seu cliente ou público faça isso, e se você for bom, mas tão bom que as pessoas queiram copiar sua palestra, saiba que a cópia só irá aumentar o valor do original. Se hoje acontecesse um show da Madonna em um teatro cobrando mil reais por pessoa, e um show de uma "cover" da Madonna do outro lado da mesma rua, totalmente de graça e no mesmo horário, qual você acha que ficaria cheio?

A propósito: desde 2006 quando coloquei a TV Barbante no ar meus vídeos foram vistos 1.373.269 vezes só no Youtube. Meu canal no Youtube no momento em que escrevo está assim no ranking dos canais Brasil:

#87 - Com mais inscritos (desde o início) - Diretores
#80 - Com mais inscritos (desde o início) - Parceiros
#25 - Mais vistos (Hoje) - Parceiros
#41 - Mais vistos (esta semana) - Parceiros
#72 - Mais vistos (este mês) - Parceiros
#86 - Mais vistos (desde o início) - Parceiros

Sei lá quantas vezes foram vistos em todos os lugares onde meus "parceiros" publicaram cópias piratas de minhas palestras. Tudo bem, se alguém gostar do palestrante é mais um cliente que chegará até mim por um vídeo. Igual ao de ontem.

No vídeo abaixo eu conto a história de minha experiência com o Youtube.

Nenhum comentário:

Postagens populares