Se você for um palestrante, provavelmente já terá alguns temas de palestras em seu cardápio. Geralmente os temas são acrescentados à medida que os clientes solicitam e o palestrante percebe que estão ao alcance de suas competências. Outros temas são excluídos quando se percebe que ninguém mais está comprando aquele tipo de palestra.
Mas existe uma área ainda que o palestrante pode explorar, que é flexibilizar seus temas para atender uma gama maior de ouvintes. Por exemplo, quem fala de vendas pode criar variações do tema voltadas para varejo, atacado, distribuição etc. Pode fazer o mesmo para produtos tangíveis e intangíveis. Pode focar em um determinado mercado, por exemplo, venda de motos, e atingir um nicho de fabricantes e revendedores.
Se existir no palestrante algo que crie uma ligação com os clientes e ouvintes, melhor ainda. Por exemplo, quem desenvolve um tema para venda de motos e é também um entusiasta do motociclismo poderá interagir com seu público de um modo a agregar mais valor à sua apresentação.
Dicas do palestrante Mario Persona para palestras, palestrantes, mestres de cerimônia, comediantes, oradores, conferencistas, professores, advogados, políticos, estudantes, apresentadores, líderes, repórteres, jornalistas, formadores de opinião...
Pesquisar este blog
14/06/2010
O palestrante flexivel
Marcadores:
distribuição,
fabricantes,
motos,
nichos,
palestrante,
vendas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagens populares
-
Sou palestrante, e isso me coloca entre a população de risco de orgulho. Sim, é fácil você ser vencido pelo orgulho quando tem tantas oportu...
-
Um vídeo apareceu no menu do Youtube e tive a curiosidade de clicar. Era alguém criticando a profissão de palestrante e apresentando argumen...
-
Na grande maioria dos serviços que presto, não é feito um contrato para palestras ou treinamentos, já que trabalho mais com empresas grandes...
-
Palestrante curto? Como assim? Bem, não é curto como café, pequeno, e nem uma versão caipira de cultura. Palestrante curto é palestrante suc...
-
Alguém perguntou sobre agências de palestrantes. Vejo que as agências tinham um papel mais importante há alguns anos porque eram praticament...
-
Depois de mencionar o humor na palestra em minha última mensagem, fiquei preocupado que algum palestrante pudesse ir correndo à banca compra...
-
Nem sempre a dificuldade é quanto cobrar, mas como cobrar. Isso depende do cliente. Na dúvida, 100% para entrar em cena. Quando você lida co...
-
Certa vez, em uma reunião prévia dos palestrantes com o cliente para um grande evento, este perguntou a cada um de nós palestrantes qual equ...
-
Uma coisa que nunca deixei de valorizar foram os conselhos de meus pais, em especial de minha mãe, ótima negociadora, oradora e empreendedor...
-
Todo palestrante deveria ser criativo (leia-se "mão de vaca" ) na hora de promover o seu trabalho, e a criatividade inclui fazer m...
Nenhum comentário:
Postar um comentário