Pesquisar este blog

05/10/2010

O palestrante e o horario

Se todo profissional deve ser pontual, o palestrante deve ser mais. Palestrante que se atrasa não adianta. O compromisso do palestrante não é com um ou dois clientes em uma reunião de negócio, mas com cem, duzentos ou mais de mil espectadores ansiosos.


Portanto, não importa qual seja o horário do evento, programe-se para estar lá uma hora antes para verificar tudo. Local, projetor, computador, controle remoto, apresentação, ar condicionado, palco, microfone...

Se existir algo que possa dar errado, dará errado durante a palestra, pode crer. Microfones teimam em esgotar a bateria no meio da fala. Um data show que acorde de mal humor não irá reconhecer seu notebook. Ou será o notebook do cliente que não irá reconhecer seu pendrive?

O palco, no qual você planejava correr de um lado para o outro, já está ocupado por uma enorme mesa com duzentas cadeiras de espaldar alto para autoridades e nenhum espaço para você. Reparou que a iluminação do ambiente é tudo ou nada? Se apagar tudo, todos verão o telão, porém dormirão. Se acender, sua apresentação será uma tela em branco.

Às vezes chegar com uma hora de antecedência pode ser insuficiente, se a sua palestra for numa empresa gigante. Em muitas delas você precisará passar por um ritual de entrada com uma recepcionista para a qual você não é o palestrante, mas apenas mais um dos mil que atende todos os dias.

Primeiro ela terá de localizar a pessoa que irá autorizar sua entrada, o que nem sempre consegue. Enquanto ela tenta no ramal, aconselho que você tente em seu celular. Já aconteceu de eu conseguir antes da recepcionista.

Depois será preciso você preencher um cadastro para você e para seu notebook ou outro equipamento que trouxer. Multiplique isso pelo número de pessoas que você costuma levar. Por falar nisso, evite levar um carrilhão de gente em suas palestras porque isso só aumenta o custo para você e seu cliente, além de dificultar a entrada em algumas empresas.

Finalmente colocarão você em uma salinha para assistir a um vídeo de segurança que nem sempre é passado para um único espectador. Já estive em empresas onde esperavam a sala encher antes de ligarem a TV. Tudo isso demanda um tempão, mas é necessário em empresas organizadas onde existam riscos. Por falar nisso, na próxima eu darei algumas dicas de como proceder em empresas assim.

Nenhum comentário:

Postagens populares