Pesquisar este blog

24/10/2010

Para palestrantes: Kindle ou iPad?

Comecei a usar o Kindle e é simplesmente ótimo. Nada a ver com iPad, como querem alguns ao tentar uma comparação. É um leitor de livros e ponto final. Não é um navegador (embora dê para navegar na Internet de forma precária), nem um tablet multimídia (embora possa os textos perfeitamente em voz alta em inglês).


Se você pretende ler livros em Português, já pode encontrar vários em livrarias virtuais, alguns de domínio público, outros comprados. Se tem facilidade com o inglês, então corra para a Amazon. Afinal, tudo o que vem em inglês é verdade, não é mesmo? :)

Aproveite para instalar o programa Calibre em seu computador, e também o Kindle para PC. O Calibre é um gerenciador de biblioteca de ebooks utilíssimo para acrescentar livros, jornais, revistas e até feeds (RSS) em seu Kindle. Serve também para outros leitores de ebook porque converte para diversos formatos.

Você encontra um texto interessante na Web e simplesmente cola a url no Calibre e ele baixa o texto, converte para o Kindle e transfere para ele se estiver conectado no micro. Já comprei dois livros e duas Bíblias no Amazon, mas o potencial que vejo mesmo é de ler o que na Web, de artigos a livros inteiros.

Com o Calibre é possível também assinar feeds, o que equivale dizer que você pode assinar grátis as principais revistas como Time, Newsweek, FastCompany, Readers Digest etc. e jornais do mundo inteiro. Basicamente o que vem é a versão Web da revista, não a impressa.

Ao contrário do iPad e outros leitores com tela touch screen, que refletem demais, o Kindle permite ler em pleno sol da praia (um lugar onde dificilmente você me encontrará, muito menos lendo).

Mas leitor de ebook tem suas limitações em relação ao livro. É muito bom para ler livros corridos (e parados também), mas não tão bom para pesquisas. É meio trabalhoso fechar um livro para abrir outro e voltar ao primeiro, ou fazer buscas e comparações nele. Eu tenho um Palm com diversas versões da Bíblia e comentários que permite dividir a tela e comparar dois textos ou ir direto a passagens a dois toques na tela. Com o Kindle já não dá.

Além disso, quando usamos livros para pesquisar, é comum espalhá-los na mesa, colar post-its em suas páginas, rabiscar, grifar etc. Quero dizer, você tem uma visão espacial da informação, e cria também uma memória espacial de onde estão as passagens, coisa que dá para fazer um pouco no computador ou iPad, mas não no  Kindle.

Portanto, se quiser algo só para ler de contínuo, então o Kindle é para você (se quiser pode ouvir ao mesmo tempo mp3 nele próprio). Mas se ficou viciado no computador e naquele monte de janelas que dá para abrir, navegar, etc. então vai sentir diferença. O meu é o modelo pequeno, ótimo para ler deitado porque é levinho. Um iPad já teria o inconveniente do peso.

Em tempo: Embora o Kindle aceite ebooks em PDF, não aconselho o formato. Ele não trata o texto como texto, mas como imagem da página e se o livro não foi bem formatado para o Kindle, ao tentar aumentar a letra você aumentará as páginas como se fossem imagens e pode precisar fazer rolagem horizontal para ler. Já tudo o que vem em formato texto nos diversos padrões de ebook ele trata com muitas opções, desde largura de página, tamanho e formato de letra, até número de palavras por linha ou espaço de entrelinhamento.

Na caixa abaixo você encontra alguns livros em português para o Kindle:

Um comentário:

dave macannaly disse...

Pq comprar tantas Biblias amigo Persona,não entendi o objetivo...um palestrante que estuda biblias é uma arma assustadora nas mãos da igreja do macedão!!Cuidado!!Estou de olho em vc...kkkkk...(alo piada)!!

Postagens populares