Pesquisar este blog

14/06/2011

O palestrante atrasado

Se você for um palestrante ativo, que depende de transporte o tempo todo, é inevitável que chegue atrasado em algum evento. Imprevistos acontecem, inclusive com o palestrante mais atento a horários e compromissos. Não estou falando aqui de profissionais relapsos, que organizam mal sua agenda, mas de incidentes e acidentes que impedem o palestrante de cumpri-la.


Coleciono poucos casos de atraso ou não comparecimento a eventos nos mais de dez anos de atividade como palestrante. Uma vez fui obrigado a ligar para o cliente na véspera de um treinamento porque minha mãe estava em estado terminal. Ela viria a falecer no dia seguinte, com seus filhos em redor, exatamente na hora em que eu estaria no evento. Felizmente o cliente entendeu a gravidade da situação e adiou o evento, fazendo um acordo com o hotel e com o buffet que já haviam sido contratados.

Numa outra ocasião eu acordei com cólicas na noite que antecedia uma apresentação de dia inteiro. Depois de tentar de tudo, decidi chamar um táxi que me levou do hotel para o hospital. Um cálculo renal estava abrindo caminho à força pelo meu ureter e me senti viajando no espaço, vendo estrelas e constelações.

O resto da noite eu passei à base de morfina e a diretora da empresa que havia me contratado precisou fazer de conta que era eu para os profissionais que tinham trazido de vários estados para o evento. Isto me faz lembrar de dizer a você que adiar, faltar ou cancelar um evento não é o mesmo que fazer isso com uma reunião. Muitos eventos têm um custo imenso para a empresa contratante, pois precisaram pagar hotel e passagens para seus gerentes ou vendedores só para assistirem sua palestra ou treinamento.

Numa outra ocasião a agência que me contratou para um evento aberto era inexperiente e não fez a divulgação do evento, que dependia da venda de ingressos. Resultado: quando cheguei ao local com quase uma hora de antecedência a organizadora não me deixou aparecer no palco na hora marcada. Fiquei "preso" nos bastidores esperando que ela conseguisse vender mais ingressos, o que não aconteceu. As cerca de 30 pessoas que compareceram me fuzilaram com o olhar, quando subi ao palco com mais de uma hora de atraso por imposição da organizadora. Mas, obviamente o público não sabia disso e para todos os efeitos o atraso era do palestrante.

Outra agência, em Manaus, promoveu um evento semelhante e, quando viu que não iria faturar, simplesmente cancelou o compromisso comigo. Como ainda faltava um mês ou mais eu nem me preocupei, já que a data poderia ser usada para outro evento. Tempos depois recebi e-mail de uma pessoa de Manaus que viu uma nota no jornal de lá, na qual a promotora do evento desculpava-se pelo cancelamento alegando que o palestrante Mario Persona recusou-se a apresentar-se na cidade.

Acho que até aqui já deu para você perceber quantas coisas deve prever nesta profissão, e quantas são impossíveis de prever e pegarão você desprevenido (Nossa! Nunca escrevi algo tão óbvio!).

Há poucos dias fui surpreendido por um nevoeiro no aeroporto de Cumbica que fechou a pista durante horas. Até aí nenhuma novidade, pois obviamente os políticos que decidiram colocar um aeroporto ali nem ligaram para o fato de "Cumbica" significar "nuvem baixa" em tupi-guarani. O problema é que, com os pousos sendo desviados para vários aeroportos alternativos, não havia aviões lá para decolar na hora de minha partida. Foi preciso esperar a chegada do avião que estava em algum lugar.

O resultado foi um atraso de umas 5 horas para um voo que eu havia planejado com tempo suficiente para chegar em Natal, descansar no hotel, tomar um banho e ir para o evento que começava às 19 horas. O avião pousou às 19:10, cheguei ao saguão às 19:20 suado e ofegante, e fui transportado para o local do evento, onde cheguei às 19:40 para uma audiência que aguardava paciente pelo palestrante atrasado. Nada a fazer, senão me desculpar e sorrir.

A dica num caso assim é esta: não se abale. Não queira quebrar o aeroporto, não brigue com as atendentes, não discuta com a neblina. Nada disso faz um avião levantar voo e você só irá fazer seu estômago ferver. Conserve a calma e leve tudo na esportiva, mesmo que o atendimento da companhia aérea seja péssimo. Lembre-se de que você precisa estar de excelente humor quando chegar ao evento para enfrentar uma plateia que quer arrancar sua cabeça para sugar seu cérebro, ao invés de esperar que o conhecimento saia de sua boca.

Afinal, você deveria agradecer a eles se costuma fazer palestras sobre atendimento. Quer um caso melhor para contar em sua palestra do que um que tenha acontecido com você, de primeira mão, e não com algum gringo que você nunca conheceu e só leu num livro que todos leram ou viu no Youtube que todos viram?

Um comentário:

Iolanda disse...

Estava em sua palestra aqui em Natal. Posso lhe dizer que os organizadores do evento souberam conduzir muito bem o tal atraso. Além do que, você foi muito simpático e saiu-se muito bem nas desculpas.
Acontece!
Beijos!

Postagens populares