Pesquisar este blog

14/12/2013

Quando o PPT rebaixa o palestrante

Não estou falando de política e PPT não é partido, mas a extensão dos arquivos criados com o Microsoft Power Point. O PPT pode ser um grande aliado do palestrante, mas também pode ser o seu tropeço. Sua apresentação em PowerPoint poderá rebaixar seu conceito na opinião do público. Aconteceu comigo em minha última palestra.

Uma pessoa da audiência me abordou após a palestra e, depois de elogiar minha voz, performance e desenvoltura ao falar do tema, foi direta e sincera o suficiente para dizer que a apresentação PowerPoint não estava à altura do palestrante e da palestra. O tema Marketing Pessoal de minha palestra tinha tudo de inovação, arrojo e imagem, enquanto o PPT era antiquado, chato e usava cores que não combinavam. Nem preciso dizer que a pessoa era mulher.

Imediatamente reconheci que ela estava certíssima. Quando entrei no segmento de palestras costumava criar PPTs monótonos por serem do padrão usado em todas as palestras. Eu usava fotos de domínio público e desenhos padronizados que vinham no próprio Microsoft Office, até decidir que acrescentaria uma pitada de humor nas telas, como faço também nas palestras. Passei a utilizar principalmente bonecos estilo cartum desenhados por mim mesmo, já que fui cartunista nos tempos de faculdade.

Mas como o PPT serve apenas como a espinha dorsal da palestra e também de lembrete para o palestrante, não me preocupei muito com isso. Para facilitar e agilizar, adotei o método Henry Ford de linha de montagem a partir de um "banco de personagens" formado basicamente pelo mesmo boneco, o qual era vestido e posicionado de acordo com o assunto do slide.

Ao longo dos anos a coleção aumentou e ficou fácil criar apresentações novas apenas selecionando o boneco adequado a cada slide. Tom Peters faz isso com um banco de slides de cores chapadas e frases prontas e despojadas de imagens que ele vai selecionando como quem monta uma pizza conforme o sabor da encomenda. Você pode conferir neste link. Uma pequena amostra de meu banco de personagens (tenho bem mais) você encontra no final desta página.

Então agora tenho a missão de melhorar este aspecto de minhas palestras. Sei que para muita gente o modelo que uso está OK, mas se uma cliente de bom gosto apontou que meu carro possante está perdendo por causa de um pneu descalibrado não posso deixar de me preocupar. Enquanto vou considerando as opções sobre o rumo a tomar em minhas apresentações serei obrigado a manter o mesmo modelo, mas assumi um compromisso comigo mesmo (e com meu público, obviamente) de buscar a excelência também na parte visual de minhas palestras.

Enquanto pesquiso esbarro em diferentes propostas e o vídeo abaixo mostra quão grande é o universo de boas apresentações. Também tenho ponderado deixar de lado o Microsoft Power Point e adotar o Prezi, mas ainda não estou seguro. Compartilho isto com você pois talvez você também ainda não tenha dado a devida atenção às suas apresentações.







Nenhum comentário:

Postagens populares