Pesquisar este blog

12/05/2013

Frutos de palestrante

É sempre gratificante sabermos que alguém foi ajudado com uma pequena dica ou “empurrão” em sua carreira. Há um ano e meio recebi um e-mail de alguém que tinha o desejo de ingressar no mercado de palestras, mas não sabia por onde começar. Sem muito “Norte” ele pediu a oportunidade de trabalhar em parceria comigo, e respondi explicando que parcerias entre palestrantes não eram exatamente a melhor estratégia neste mercado. Minha resposta na época foi:



A atividade de palestrante é parecida com a de um cantor, ou seja, dificilmente alguém contrata uma “equipe” ou membros de uma equipe de palestrantes. É um trabalho muito pessoal que depende também de uma promoção muito pessoal da marca do profissional. Portanto sugiro que construa sua marca e trabalhe na promoção dela. Todo o trabalho de divulgação e venda de minhas palestras é feito por meio da exposição que conquistei na Internet, por meus sites e vídeos. Eventualmente alguma palestra é vendida através de alguma agência de palestrantes.

Portanto o caminho é você também criar um bom site e continuar escrevendo artigos curtos e oferecê-los a jornais, revistas e sites a fim de tornar seu nome conhecido em sua especialidade. Logo os jornalistas passarão a procurá-lo para entrevistas ou como fonte de matérias. Sugiro que procure o Conrado Adolpho que é especialista em gerar visibilidade na Web: http://www.publiweb.com.br/ Para dicas sobre a atividade de palestrante, sugiro meu blog www.queroserpalestrante.blogspot.com

O e-mail que recebi hoje dele, quase um ano e meio depois, é de agradecimento:

Estou aqui retornando um e-mail de 1 ano e meio atrás. Enfim consegui transformar contatos em contratos. Fechei alguns contratos com grandes empresas e creio que já posso dizer que somos parceiros nesta mesma empreitada. E, melhor ainda, no segmento onde tenho 12 anos de atuação como profissional em uma grande multinacional americana e área que gosto muito de atuar.

Apesar de toda minha experiência na área, o mercado de Palestras foi algo novo, precisava entender bem destes bastidores. Fiz vários estudos, contatos e me preparei muito bem para tal. Não seria justo eu deixar de lhe enviar este e-mail agradecendo suas dicas. Muito obrigado! Quem sabe nos "trombamos" em algumas de nossas atividades. E nesta oportunidade gostaria de uma dedicatória em algum de seus livros que trago comigo!

Nenhum comentário:

Postagens populares