Pesquisar este blog

22/09/2013

Persistencia de palestrante

Acabo de lançar meu último livro, "Meu carro sumiu!", uma coletânea de crônicas de vida, carreira e negócios. É meu décimo primeiro livro e já tenho mais um em fase de revisão, "Laura Loft - Diário de uma Recepcionista". Mas o que me trouxe a esta marca de onze livros em pouco mais de treze anos? Acho que posso descrever em uma palavra: Persistência.



Quando comecei a escrever minhas crônicas prometi a mim mesmo que faria isso uma vez por semana. No início o assunto era sempre Internet, uma novidade na época, pois eu era diretor de comunicação e marketing de uma empresa de TI. Minhas crônicas eram uma forma de divulgar a marca da empresa e eram enviadas como colaboração para sites, jornais e revistas.

Em 2001 eu já estava trabalhando por conta própria como palestrante, consultor e professor universitário, mas não parei de escrever. Apenas mudei o foco, deixando de falar tanto de novas tecnologias para falar mais de gente, carreira, marketing, negócios em geral. Nesse ano publiquei meu primeiro livro, "Crônicas de uma Internet de Verão", uma coletânea de crônicas que descreviam o estouro da bolha de Internet.

O primeiro livro e os cinco que se viriam depois foram publicados pelos caminhos tradicionais. Enviei o manuscrito para algumas editoras e a Editora Futura comprou a ideia e publicou meus cinco primeiros livros até o grupo Siciliano, do qual a editora fazia parte, ser adquirido pelo grupo Saraiva.

O sexto livro saiu pela Editora Landscape, que poucos anos depois também sairia do mercado. Com seis livros publicados e esgotados, e sem possibilidade de reedição, decidi recuperar os direitos autorais que estavam com as editoras e partir para a auto-publicação. Traduzi para o inglês o meu sexto livro, "Dia de Mudança", e publiquei em sistema sob demanda pela Lulu.com e Landscape.com (Amazon) com o título "Moving ON". Meus outros livros seguiram o mesmo caminho.

Com um volume grande de crônicas produzidas semanalmente, eu já tinha material para alguns outros livros e foi assim que continuei publicando. Depois de "Crônicas de uma Internet de Verão", "Receitas de grandes negócios", "Gestão de mudanças em tempos de oportunidades", "Marketing Tutti-Frutti", "Marketing de Gente" e "Dia de Mudança", inicialmente lançados por editoras convencionais, publiquei de modo independente "Crônicas para ler depois do fim do mundo", "Eu quero um refil!", "O Evangelho em 3 Minutos - Mateus", "O Evangelho em 3 Minutos - João" e agora "Meu carro sumiu!".

Além de usar os serviços de publicação sob demanda no exterior (Lulu e Createspace) passei a publicar nos serviços brasileiros, ClubedeAutores.com.br, Bookess.com, PerSe.com.br e Livrorama.com.br. Hoje continuo escrevendo, muito menos crônicas como as que rechearam todos os meus livros, e mais comentários bíblicos, como nos dois livros que publiquei recentemente sobre os Evangelhos. Mais um deve sair em breve sobre o Evangelho de Lucas.

Como faço também nestes casos? Procuro escrever um pouquinho todos os dias, ainda que às vezes as ideias só saiam do cérebro com fórceps. Mas cedo ou tarde elas acabam saindo e gerando tanto a oportunidade de alcançar mais leitores como trazendo o prazer de missão cumprida. Por isso sugiro a quem queira escrever que comece criando um blog. Isto cria uma espécie de compromisso com o público, pois logo você começara a receber e-mails de leitores cobrando seu próximo texto, o que irá motivar você a não parar.

Um comentário:

Alberto Souza disse...

"Como Fórceps" foi ótimo! rs O melhor de tudo é que é verdade! Muitas vezes estamos sem ânimo para escrever devido a correria do dia a dia, mas os nossos leitores nos estimulam todos os dias. Belo Texto Mário, parabéns!

Postagens populares